Permanência




Sempre imaginei algumas coisas completamente diferente do que são agora em minha vida. Uma música que era a minha favorita e já não suporto mais ouvir. Coisas que odiava comer e hoje não ofereço resistência. Pessoas que eu pensava que estariam comigo pra sempre e não estão mais aqui...

A realidade é que tudo muda. As pessoas mudam. A vida muda. E não há nada que possamos fazer. Aí mora toda a graça divina de sermos humanos. Não podemos controlar nossa vida e nem a de ninguém. O domínio, o poder e glória de governar pertence única e soberanamente à Deus. Quer gostemos ou não, tudo é controlado por Ele. E acredite, isso é uma das maiores provas de amor que Ele tem conosco. Pois Ele sabe que se nós tivéssemos o poder de controlar nosso destino, nós só faríamos o mal. Só tiraríamos proveito em prol do nosso egoísmo.

Tenho visto muita coisa mudando ao meu redor e dentro de mim. Coisas velhas indo e novas chegando. Como um espectro de cores que iniciam vibrantes e vão atenuando com o tempo.  Assim é o meu coração. Eu aprendi que não posso controlá-lo e tampouco escolher quem entra  nele. A vida não é assim. Não se pode escolher quem vamos amar. Só se ama e pronto.

 Engraçado perceber a facilidade com que algumas pessoas habitam o meu coração. Enquanto outras, apesar de um grande esforço, nunca conseguiram entrar lá. Eu não consigo entender minha própria alma. Parece que ela é livre e eu não posso obrigá-la a agir racionalmente. Sinceramente, se pudesse escolher não amaria algumas pessoas que eu amo e escolheria outras que merecem mais o meu amor. Mas pude perceber que existe uma coisinha inventada por Deus chamada “amor incondicional”. E que se não fosse por essa invenção eu não estaria aqui escrevendo pra vocês. Então  não há uma explicação lógica, matematicamente calculada em equações ou fundamentos racionalmente entendíveis para o ato sublime de AMAR. E sabe, com a palavra AMAR eu aprendi tantas outras. Uma infinidade delas! Veja uns exemplos: ESCOLHER-PERDOAR-DOAR-CUIDAR-AFASTAR-RESPEITAR-CONFRONTAR-RIR-ABRAÇAR-COMER-VIAJAR-ESQUECER-LEMBRAR-CHORAR-VESTIR-IR-PROCURAR-CHAMAR-IMPLORAR-ESPERAR-ORAR-PEDIR... Ufa! Não vai dar pra te dizer todas as palavras. Pois AMAR é uma palavra que abrange tudo. Refere-se a própria vida. Quem não ama, não sabe o que é viver.

De todas as minhas crises existenciais. De todos os meus problemas, nunca tive um que fosse tão intenso quanto o de aprender a amar. Porque por mais belo e emocionante que seja, não é nada fácil amar e permanecer amando independente das circunstâncias. Eu descobri que eu tenho um coração mole e generoso. Eu não saberia disso se  alguém não me dissesse. Eu quase perdi isso. Quase me deixei levar por esse mundo com cheiro de chocolate e com gosto de ferrugem. Foi por pouco! Se não fosse por Deus...
Eu aprendi que eu sou muito bom em ser eu mesmo. E não há nada que eu faça que vai mudar quem eu sou. Não há nada que eu possa fazer pra mudar o conceito que você tem de mim. Porque seu conceito, faz parte de quem você é. E eu não posso mudar você se você não permitir. E há coisas que eu não preciso mudar, pois faz parte do aprendizado individual de cada um de nós.

Em suma, todos nós mudamos todos os dias. Mas a nossa essência – essa coisa apaixonante que cada alma possui dentro de si – não muda. Portanto posso dizer que apesar dos pesares da minha caminhada, ouso dizer que há coisas que não mudaram e provavelmente nunca mudarão em mim. Como as pessoas que jamais sairão do meu coração. Como a força que jorra de dentro, numa vontade inconsciente e desesperada pela vida. Vontade que me impulsiona a ser livre. A voar pelas distâncias extremadas da minha própria existência. Percebendo as outras existências que se entrelaçam à minha. Convergindo para um único caminho de permanência eterna com Deus.

Àqueles que jamais sairão do meu coração,
Sintam-se abraçados e amados...

Comentários

Postagens mais visitadas